Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

O prazer de ler um livro!




SEMPRE me perguntam o porquê de meus meninos terem aprendido a ler e a escrever tão cedo (5 anos)...se eu 'forcei', se 'obriguei', se fiz isso ou aquilo, mas SEMPRE com ar de recriminação, como se fôssemos MONSTROS! 

Bom, eu leio e escrevo desde os 5 anos. 

JÁ estou ALFABETIZADA em todas as minhas memórias...rsrs; sei qual foi meu primeiro livro (que li por inteiro), lembro de sempre ser chamada prá LER na frente da turma ou da escola quando eu estava no primário. 


A LEITURA SEMPRE FEZ PARTE DE MINHA VIDA.

Por conta dessa paixão pelos livros, formei-me em TEOLOGIA, onde a gente lia PRÁ CARAMBA algumas dezenas de livros, estupidamente grossos, por ano. EU SEMPRE ADOREI e até hoje me vejo lendo 3 ou 4 livros diferentes ao mesmo tempo. Casei com um NERD, apaixonado pela leitura, como eu. 

Meus filhos, OBVIAMENTE, seguiriam a mesma linha.

Resultado de imagem para lendo para a barriga gestante
LEMOS PARA OS MENINOS DESDE A BARRIGA. 

Sim! Lemos prá eles desde a barriga, assim como eu colocava música no fone prá eles ouvirem desde a barriga. 
Antes de nascerem eles já tinham livros: livros de pano prá ficar no berço, livros de plástico prá 'brincar' no banho, livros interativos, com músicas, figuras, pop-ups, texturas...enfim, sempre tiveram a sua biblioteca. Hoje, quando vamos a um shopping A PRIMEIRA COISA QUE ELES QUEREM VER são livros! Entrar em livrarias e ficar lendo livros ou em bibliotecas e sebos e perder a noção do tempo É ALGO COMUM NA MINHA FAMÍLIA.
LEMOS POR PRAZER!
Além disso, sempre os incentivamos em cada passo, em cada descoberta e em cada curiosidade em relação à leitura. Nunca falamos com eles com linguagem de bebê, não deixamos que eles falem como bebês ou que falem o português errado, nunca demos chupeta nem mamadeira.
O resultado SÓ PODERIA ser esse: aprenderam a falar cedo e a falar bem; a leitura veio de forma natural assim como a paixão por ela. Sabem folhear revistas e livros desde sempre, (ao contrário de TANTAS CRIANÇAS que acham que o livro/revista é um tablet e tentam passar o dedo prá ver se a figura muda), entendem as histórias e sabem interpretar situações, bem como a formar diálogos e dar asas à imaginação diante de figuras sem texto. São inteligentes e rápidos no raciocínio. 

INCENTIVE A LEITURA DENTRO DE CASA!


Você já comprou 01 livro, este mês, para seu filho?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Essas crianças...

Desde que tive meu filho Pedro penso em escrever. Não apenas algo para as mães mas compartilhar com todos as alegrias, sustos, tristezas, emoções e até os momentos de raiva que todos os pais passam com seus filhos.
Cada filho é único, não dá para generalizar. Mas existem coisas que toda criança faz, sem exceções...quem tem filho vai se identificar, quem pensa em ter filhos...vai se surpreender!

Além disso, quem é de Sorocaba e região poderá conferir, aqui, dicas de passeios, programação cultural e outras atividades voltadas para a família, conferidas e recomendadas por mim.
Lilypie Kids Birthday tickers
babies