Páginas

sexta-feira, 16 de março de 2012

Caixas de papelão...atenção!

Você tem utilizado as caixas de papelão 'usadas' que os supermecados
te oferecem para carregar suas compras?



Com o fim das sacolinhas de plástico a gente fica numa situação muito complicada quando precisa levar as compras para casa. Ainda tem muita gente que não se acostumou com a idéia de ter umas sacolas reutilizáveis à mão.
A opção de muita gente e também dos supermercados é que, para facilitar o transporte da compra, utilize-se caixas de papelão...usadas. Parace uma excelente opção...mas será mesmo?
Muitas caixas podem ter sido de produtos de limpeza, ficado em lugares com urina de rato etc.




Veja esse projeto de lei:

SÃO PAULO - Tramita na Câmara dos Deputados, o projeto de Lei 3185/12, que proíbe o uso de caixas de papelão para embalagem ou transporte de compras em supermerados, mercearias, açougues, bares, restaurantes e outros estabelecimentos similares.

De acordo com o autor do projeto, deputado Salvador Zimbaldi (PDT-SP), a reutilização de caixas de papelão representa elevado risco à saúde pública. Segundo ele, estudos indicam maior quantidade de bactérias nessas embalagens que em sacolas plásticas ou ecobags, por exemplo. “Foram verificados coliformes totais em 80% das amostras de caixas de papelão, 62% apresentaram coliformes fecais e 56% escherichias coli, além de fungos, bolores e leveduras”, afirma.

Segundo a proposta, será obrigatória a destinação dessas embalagens para reciclagem. Zimbaldi ainda lembra que os estabelecimentos comerciais são responsáveis pelo gerenciamento e destinação adequada dos resíduos sólidos gerados por suas atividades. “Distribuindo aos consumidores as caixas de papelão para serem reutilizadas, os supermercados, por exemplo, repassam a responsabilidade para o consumidor”, completa.

De acordo com a Agência Câmara, se aprovado, o projeto cobrará multa de R$ 10 mil dos estabelecimentos reincidentes, além de suspender as atividades por cinco dias. Em caso de desrespeito frequente à norma, a pena poderá ser fechamento definitivo.

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Seguridade Social e Família e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Sem contaminação
Em São Paulo, a Apas (Associação Paulista de Supermercados) promove a campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, que tem o objetivo de por fim à cultura do descarte e proteger o meio ambiente. Em nota, a Associação explicou que, entre as opções sugeridas para substituir as sacolas plásticas comuns estão as sacolas reutilizáveis, os carrinhos de feira, as caixas de papelão e engradados. As caixas são opções gratuitas para o consumidor embalar as mercadorias.

De acordo com a Apas, a entrega das caixas de papelão está alinhada com o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), firmado pela Associação, Ministério Público do Estado de São Paulo e Procon-SP, que afirma que “os supermercados podem distribuir as caixas de papelão, desde que sejam tomados os devidos cuidados de não oferecer a caixa de papelão que continha produtos de limpeza para acondicionar alimentos”, explica a nota.


Portanto, fiquem atentos...!
Nós, consumidores, sempre levamos a pior!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Essas crianças...

Desde que tive meu filho Pedro penso em escrever. Não apenas algo para as mães mas compartilhar com todos as alegrias, sustos, tristezas, emoções e até os momentos de raiva que todos os pais passam com seus filhos.
Cada filho é único, não dá para generalizar. Mas existem coisas que toda criança faz, sem exceções...quem tem filho vai se identificar, quem pensa em ter filhos...vai se surpreender!

Além disso, quem é de Sorocaba e região poderá conferir, aqui, dicas de passeios, programação cultural e outras atividades voltadas para a família, conferidas e recomendadas por mim.
Lilypie Kids Birthday tickers
babies